Escola Básica de Gualtar
Semana da Alimentação 17 a 21 de outubro

No âmbito do projeto Escola Promotora de Saúde – EPS em articulação com Eco Escolas, subdepartamento de Ciências Naturais, e com os contributos de Português de 2ºCiclo, Cidadania e Desenvolvimento, História, Físico-Química, EVT, Ed. Visual, Educação Física, Biblioteca, turma do 9ºB e Assistentes Operacionais foi dinamizado um conjunto de atividades ao longo da semana (de 16 a 21 outubro) para assinalar a data “Dia Mundial da alimentação”-16 outubro, e reforçar, assim, a importância de uma alimentação saudável.
Foram realizados trabalhos nas turmas dos 5º e 6ºanos de escolaridade nas aulas de CN. As turmas de 7º ano, em colaboração com os seus professores de Ciências Naturais, tiveram a oportunidade de assistir à Reportagem SIC, “Somos o que Comemos”, onde foi desenvolvida a problemática, em situações reais, associada aos maus hábitos alimentares, designadamente ao nível do consumo de açúcar e de sal, de um número cada vez maior de jovens/adultos e, ao mesmo tempo, propostas medidas concretas para melhorar os hábitos alimentares e salientadas as respetivas vantagens na saúde humana.
Foram ainda divulgados os trabalhos realizados pelos alunos, na disciplina de Ciências Naturais, nos espaços da Escola.
Os alunos do 9ºA e 9ºB, nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, construíram o mural coletivo, “Açúcar escondido”, que teve como ponto de partida a análise de rótulos e o cálculo do teor de açúcares presentes em alimentos habitualmente consumidos pelos alunos e que pretende alertar, jovens e adultos, para o perigo do consumo excessivo de açúcares ao nível da saúde individual e comunitária. O Jornal de Parede de CN também deu a conhecer trabalhos de pesquisas realizados pelas restantes turmas de 9ºano, realizaram. Ao longo semana foi oferecido, no bar dos alunos e no dos professores, limonada, águas aromatizadas e fruta variada. Na terça feira, dia 18, e no âmbito da articulação entre as disciplinas de História, Ciências Naturais e Ciências Físico-Química, a turma do 9ºB dinamizou e apresentou na biblioteca escolar, os resultados de pesquisas de grupo sobre Distúrbios Alimentares e que contou, na assistência, com os alunos do 9ºC e com diversos professores, que se quiseram associar à atividade. Foi uma oportunidade única para alertar, refletir e sensibilizar os mais jovens, em colaboração com a Técnica Superior, Marta Krus, para estas problemáticas, especialmente, sensíveis para os adolescentes. No final da sessão houve lugar à leitura dramatizada de um poema alusivo à temática, da autoria de uma das alunas do 9ºB, e a dois momentos de dança, respetivamente, protagonizados por um grupo de alunas e pelo conjunto de turma.
Associando-se à Semana da Alimentação, o Eco Escola da EB Gualtar, dinamizou no dia 19 de outubro, na cantina, a atividade “Prato Limpo, Desperdício Zero”. Numa primeira leitura, acredita-se que, em comparação com anos anteriores, o desperdício alimentar contabilizado por turma, parece ter diminuído. A atividade contou com a presença de professoras e da Técnica Superior Marta Cu, que incentivaram, junto dos mais jovens, o consumo de sopa, salada e fruta. Paralelamente, solicitava-se que, aqueles que optassem por não comer o pão e a peça de fruta, os deveriam disponibilizar, colocando-os em dois cestos frente ao bar dos alunos para que outros alunos os pudessem comer gratuitamente durante a tarde.
O “Prato Limpo, Desperdício Zero” contou com a colaboração ativa e entusiástica de alunos do 9ºB que, assumindo diversas funções, registaram por turma o desperdício alimentar deixado nos pratos; o número de alunos sem qualquer desperdício e incentivaram os colegas a não desperdiçar alimentos; a disponibilizar, nas cestas, o pão e a fruta não consumidos e, no final,
procederam à pesagem dos sacos/turmas e revelaram o valor total de desperdício: um total de 6,50Kg, distribuído da seguinte forma: 5º ano – 1,700 kg; 6º ano – 1,780 kg; 7º ano – 0, 640 kg; 8º ano – 1,290 kg; 9º ano – 0,640 kg.
A disciplina de Educação Física promoveu, junto de todos os alunos do 2º e 3ºciclos, os “Torneios Interturmas de Salto à Corda: 350 000 Saltos”, em articulação com a EPS e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (Outubro Rosa) com o objetivo de, trabalhando a motricidade, combater o
sedentarismo dos mais jovens e assinalar o nº de 350 000 mamografias realizadas até à data. O Coro da Escola, viria a encerrar as atividades da Semana da Alimentação apresentando, à comunidade educativa, duas peças musicais alusivas à temática trabalhada. As atividades da Semana da Alimentação foram, convenientemente, divulgadas através de cartazes e da página do Agrupamento e da Biblioteca, da Coordenadora de DT e Diretores de Turma, Coordenadores de Departamento, CT e alunos. Pretendeu-se contribuir para uma Educação Alimentar que promova a adoção de hábitos saudáveis, nomeadamente, os da Dieta Mediterrânica.
A EPS e o Eco Escola agradecem, de forma muito especial, a todos aqueles, professores, alunos e assistentes operacionais, que apoiaram/colaboraram contribuindo para o sucesso de mais uma edição da Semana da Alimentação da EBGualtar.

Margarida Alves,
Coordenadora PES/EPS