REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO DAS PROVAS E EXAME”
2/08– Afixação dos resultados da 1.ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência.

FASES DO PROCESSO REAPRECIAÇÃO.
– Há a considerar duas fases distintas:
            • a) A consulta das provas, que se destina a permitir que o aluno possa conhecer a classificação que foi atribuída a cada questão da prova;
              O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) em formato PDF editável, disponibilizado nas páginas eletrónicas das escolas, deve ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico disponibilizado pela escola(exames.esca@aecarlosamarante.pt), pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido ao diretor da escola.
              O pedido de consulta deve ser efetuado no prazo máximo de um dia útil ao dia da afixação dos resultados = 3/08.
              Deve ser em suporte papel, mediante o pagamento de encargos na escola.
              (Na Reprografia da escola) para os exames: Desenho A (706) e Geometria Descritiva A (708) e, ainda, da prova de equivalência à frequência de Educação Visual (03 e 14).
            • b) A reapreciação propriamente dita, que tem início quando o aluno, após a consulta da prova, entende prosseguir o processo de reapreciação e, por esse motivo, apresenta o requerimento de reapreciação e a alegação.
              Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos.
              O requerimento deve ser formalizado, nos dois dias úteis seguintes à consulta da prova através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE.
              A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento. (Na secretaria da Escola)
              O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.
              Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.
              Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.