A Atribuição da bandeira Eco-escolas, pela ABAE, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2021-22, sob a coordenação das professoras Fátima Gaspar e Raquel Malheiro por todos que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola Básica de Gualtar e da comunidade onde esta se insere.
No dia 12 de outubro de 2022, num autocarro cedido pela Câmara Municipal de Braga, um grupo de alunos e docentes de várias Escolas de Braga rumaram à cidade de Valongo, num ambiente esfusiante e cheio de animação.
O mote central era o «Dia das Bandeiras Verdes 2022», desta vez dinamizado no Pavilhão Municipal de Valongo e ao ar livre, com vários espetáculos e animações durante todo o dia, envolvendo alunos desde tenra idade até jovens adolescentes.
Logo à chegada, foram oferecidas a todos “tee-shirts”, num claro gesto integrador.
O programa foi iniciado às 9 horas com diversas atividades na Eco-Mostra, que incluía também insufláveis, jogos, para além de exposições de trabalhos e pequenos desafios.
De seguida, as escolas premiadas dirigiram-se ao pavilhão para receber os prémios, sendo que a nossa escola, básica de Gualtar recebeu o prémio ex–aequo, no concurso nacional do projeto “O Mar Começa Aqui” 2021-22 e uma Menção Honrosa, no desafio “No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias”, promovido com o apoio da Tetra Pak e Compal, que visa chamar a atenção dos mais jovens para a certificação FSC e economia circular.
Depois do almoço-piquenique, os Bombos com Associação Sócio Cultural “Os filhos da Pauta”, alegraram a assistência, seguido pela atuação do Planeta Limpo do Filipe Pinto, e de alguns grupos de crianças, que apresentaram números musicais, de danças e cantares.
Finalmente, chegou a ansiada hora de entrega das Bandeiras de Eco-Escolas.
No término de um dia perfeito e repleto de atividades, cada participante recebeu ainda um lanchinho reconfortante.
E agora…mãos à obra pelas Eco-Escolas de todo o país!