loader image

O dia de hoje lembra-nos uma realidade que continua a marcar profundamente sociedades em todo o mundo: a violência contra a mulher. Mais do que uma data simbólica, 25 de novembro é um apelo urgente à consciência, à responsabilidade coletiva e à ação concreta. A violência de género manifesta-se de muitas formas — física, psicológica, sexual, económica ou social  e afeta mulheres de todas as idades, origens e contextos. Muitas vezes, permanece silenciosa, escondida em relações íntimas, normalizada por padrões culturais ou ignorada por medo, vergonha ou falta de apoio. Cada caso não é apenas uma estatística: é uma vida interrompida, uma história marcada pela dor, um direito humano violado.

Os alunos da Secundária Carlos Amarante reafirmaram hoje, com os seus trabalhos, que nenhuma forma de violência é aceitável fazendo questão de recordar todas  as mulheres que perderam a vida, as que vivem em silêncio e as que encontram força para pedir ajuda e reconstruir o seu caminho.

Que este dia não seja apenas um momento anual de reflexão mas um compromisso contínuo para construir uma sociedade onde todas as mulheres possam viver livres, seguras e respeitadas.