No dia 25 de novembro assinala-se o Infelizmente, cada vez mais são identificados casos de violência sobre as mulheres e torna-se fundamental refletir sobre esta problemática social, sensibilizando a sociedade e responsabilizando todos nós para a denúncia uma vez que se trata de um crime público que deixa marcas profundas nas vítimas diretas e em todos aqueles que vivem próximo delas, sobretudo as crianças e os jovens.

A Escola Secundária Carlos Amarante associa-se a esta preocupação e todos os anos assinala esta data para que toda a comunidade tenha consciência de um problema que cada vez mais afeta as famílias portuguesas. Em Portugal, 85% das vítimas de violência doméstica são mulheres e em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

Mas, porque olhar para o lado é ser cúmplice, a responsabilidade em denunciar e alertar para estes casos é de todos. Alunos das   turmas E, B, C e O do 12º ano realizaram trabalhos que procuraram alertar a comunidade para este flagelo e que culminou com o vídeo que vos anexo neste email.

Porque agredir não é amar. A educação dos jovens nas escolas sobre esta temática pode reduzir os índices de violência contra as mulheres, com informações e debates que consciencializem todos, educando no presente para que um futuro diferente seja já amanhã.

Ana Pereira